Um olhar (novo e) positivo do mundo

A Ciência da Felicidade foca no que o ser humano tem de positivo e o que pode ser desenvolvido para que se torne cada dia mais feliz. Hoje em dia, muitas vertentes da Psicologia baseiam-se em resoluções de traumas e problemas, ou seja, focam no que há de negativo na pessoa. Porém, a Psicologia Positiva veio à tona para apresentar que a vida pode ser melhorada através de um olhar positivo de fatos, sentimentos, emoções e acontecimentos.

Mas por que enfatizar na positividade? Simplesmente porque pessoas felizes são mais criativas, amáveis, abertas a novas experiências, inteligentes e muito mais produtivas. Através dela devemos focar no que funciona para que nossas virtudes sejam aumentadas e as debilidades tornem-se pontinhos insignificantes.

A psicologia positiva desenvolve a resiliência, a qual nos auxilia, em momentos difíceis, a aceitar que tudo ocorre para um bem maior. Por mais que não saibamos de imediato o porquê. Através da resiliência vem a gratidão que potencializa positivamente a maneira de se enxergar a vida. Quando se é grato, o universo responde na mesma moeda. Se você só doa reclamações, como quer receber bênçãos?

Como diria Jim Rohn: “Não gostaria que fosse mais fácil, queria que fosse melhor. Não desejo menos problemas; desejo mais competências. Não desejo menos desafios; desejo mais sabedoria”. Deseje mais e melhor, mas do fundo do coração e da alma e tudo se resolverá. O ditado “cuidado com o que você deseja” é demais verdadeiro.

É preciso desmistificar que a felicidade seja possível apenas por meio da realização do sucesso. Na verdade, o contrário ocorre. Pessoas felizes são pessoas de sucesso. Não devemos nos questionar se somos felizes e sim perguntar: o que me torna mais feliz? Emponderar-se do que nos torna mais felizes é o segredo, pois está de acordo com o nosso chamado ou vocação. É hora de transformar-se e para isso temos que por nossa vocação em ação, pois assim afetamos a forma que vemos, percebemos e experienciamos o mundo. Você cria uma realidade em sua parte, um foco a seguir e a mente abre seu caminho para chegar lá.

Outro fator importante é permitir-se ser humano. Isso significa aceitar com amor e compaixão sentimentos e emoções, independentemente de serem bons ou ruins e por meio disso transformá-los. Isso ocorre, porque após a aceitação é necessário deixar o sentimento ir embora e não ficar o remoendo. Além do mais, tudo que é evitado é aumentado inconscientemente. Deve-se perceber que impedir as emoções negativas de fluírem, bloqueia também as emoções positivas.

Emoções positivas são desenvolvidas quando se aprende a apreciar o belo, a elogiar as pessoas e a dizer claramente o que se espera da vida. A vida fica mais leve e deixamos de fazer o papel de vítima. Essa apreciação não é negar que existem coisas ruins na vida e sim retirar lições do que for negativo. Todo líder passou por grandes mudanças em grandes crises. Falhar é normal, mas é necessário que as lições sejam aprendidas.

E finalmente, como fazer que as mudanças tornem-se duradouras? Através da coerência entre as atitudes e o comportamento. Se não nos comportarmos da forma que visualizamos ser melhor, nunca teremos uma atitude melhor. Mudar significa transformar e para tal é necessário dar o primeiro passo (agir). Temos que começar devagar e com coisas pequenas, porém com determinação para que se tornem um ritual e posteriormente um hábito. É preciso agir, jogar-se numa ação, criar rituais que modifiquem o comportamento. “Construir rituais requer definir, precisamente, os comportamentos e de fato emiti-los em um tempo específico — motivado por valores profundos”. Aumentando os impulsionadores e viabilizadores da positividade é mais fácil atingir as metas. Os primeiros são as tarefas que você gosta de desempenhar, já os segundos são ações que dão prazer, como dormir, exercício físico, ouvir música, relaxar, meditar, entre outros. Descansar ou se proporcionar um tempo de prazer é saudável e pode transformar nossos dias. Você pode introduzir uma ou duas horas semanais de algo que realmente seja bom para você e que lhe traga real significado.

3 comentários em “Um olhar (novo e) positivo do mundo

  1. Texto claro e de um conteúdo de suma importância. Aproveitemos a Jornada, a felicidade está nela.
    Gratidão pela partilha, Rosana!
    💖

Deixe uma resposta